23rd of July

Meu comentário que Juremir Machado da Silva censurou


Aguardo seu Magnum Opus de filosofia da ciência ou seu
  bestseller que continuará relevante depois de 30 anos, Juremir.
Fiquei “surpreso” em descobrir hoje que Juremir Machado, colunista do Correio do Povo, fechou os comentários do post em que ele critica Richard Dawkins (veja aqui). Juremir foi bastante ácido com o cientista britânico: “Basta de Dawkins, Modas (sic) passam rápido.”. Pergunto-me se é classificável como moda que “O Gene Egoísta” continue vendendo bem mais de 30 anos após ter sido escrito. Mas OK. Juremir, que deve estar com dor de cotovelo por causa da atuação de Dawkins contra as religiões (contra a qual eu também tenho críticas), resolveu apelar para Paul Feyerabend na crítica dele, enquanto acusava os outros de “modismo” intelectual. Aqui vai meu comentário que Juremir censurou, se recusando a publicar, que talvez motivou fechar os comentários do post:
“Sabe outra moda intelectual que está na hora de passar? O pós-modernismo. Essa neo-ortodoxia que quer matar as ideias de objetividade, imparcialidade e verdade em nome de ideologia. Acusam ciência de ser apenas ideologia porque é isso o que têm, e para quem só tem martelo, tudo é prego.
Em “A estrutura das revoluções cientificas”, segunda edição, Kuhn escreveu um posfácio para tentar responder a seus críticos e se afastar de quem estava usando sua obra para cantar loas ao relativismo epistemológico (a ideia defendida na citação de Feyerabend que você usou). Nesse posfácio, ele citou uma crítica de sua obra que disse que havia uma dúzia de sentidos diferentes para a palavra “paradigma”, pelo uso da qual ele é famoso. Ele então tentou reduzir essa confusão a dois sentidos, mas não fez muita questão de continuar usando a palavra. No modismo pós-modernista, o que mais tem é gente falando “paradigma”. Alguém leva em consideração a confusão por trás disso? Pouca gente. Falar em “paradigmas” soa inteligente, afinal de contas.
‘Os textos de Feyerabend contêm numerosos enunciados que são ou ambíguos ou confusos, que às vezes terminam em ataques violentos contra a ciência moderna: ataques que são simultaneamente filosóficos, históricos e políticos, nos quais julgamentos sobre fatos são misturados com julgamentos de valor’. Alan Sokal & Jean Bricmont, em ‘Imposturas Intelectuais’.
A filosofia da ciência não parou em Feyerabend, Kuhn e Popper. Na verdade, pode-se alegar que nenhuma das ideias pricipais deles é aceita hoje pela maioria de quem trabalha com filosofia da ciência na tradição analítica (a que é mais avessa ao pós-modernismo).
Então, que dizer? Dawkins é um bom divulgador de ciência. Mais que bom, na verdade. Seu ataque pessoal a ele é uma baita irrelevância, e se tem alguém aqui usando modismo ideológico, é você.
Abraço,
Eli Vieira”

* ATUALIZAÇÃO *

Me confundi por um momento achando que na verdade eu não tinha sido censurado pois estava vendo meu comentário no Firefox mas não no Chrome. Na verdade eu fui censurado, sim. O Firefox é que salvou em cache meu comentário, que está “aguardando moderação” desde maio. Veja no print abaixo.