1st of December

Olá,antes de mais nada,gostaria de dizer que sou fã da Lihs e do Bule Voador(defendo e divulgo). Considero-me atéia, e até pouco tempo acreditava que a divisão era essa: ateu ou crente(no sentido de crer). So…me diga,o que é ser Ateu Agnóstico?


Oi Naná, muito obrigado pelo carinho!

Ser um ateu agnóstico é ser um ateu com a noção científica de que é impossível estabelecer que uma entidade desconhecida no mundo externo não existe.

Agnosticismo significa não ter conhecimento (a+gnosis). Não podemos ter conhecimento sobre a inexistência de um deus ou mais deuses. Mas isso não significa que não possamos acreditar que nenhum existe, porque a probabilidade de existirem é baixíssima.

O fato de você acreditar numa coisa não te obriga a ter certeza. Na ciência nós não temos certeza de nada, apenas dizemos que as coisas provavelmente são de uma forma ou de outra. Este é o princípio da inferência estatística – que serve para nos aproximar de uma resposta com um grau de probabilidade de estarmos errando.

Frequentemente nas pesquisas científicas é estabelecido um valor, chamado alfa, que corresponde à probabilidade de nossa conclusão estar errada sobre uma afirmação estatística, por exemplo, de que há diferença entre dois grupos. O alfa pré-estabelecido antes do teste costuma ter 5%, mas em várias áreas só se usa 1%, ou dez vezes menos que isso, ou cem vezes menos, e assim por diante dependendo do teste que é feito. Se temos um alfa de 5%, isso significa, grosso modo, que nossa afirmação tem 95% de probabilidade de estar correta.

Os estatísticos chamam o que existe no mundo externo de "parâmetro", e também sabem que quase nunca podemos saber qual é o parâmetro. Toda estatística é uma tentativa de inferir um parâmetro, ou seja, se aproximar dele.

Em analogia a isso, posso dizer que sou ateu sabendo que não posso dizer que conheço a inexistência dos deuses, porque tenho acesso direto a este parâmetro, mas eu posso dizer que todas as inferências honestas apontam que é muito provável que nenhum deus exista.

Sendo assim, eu não tenho certeza de que não existem deuses (agnosticismo), eu faço a inferência de que é extremamente improvável que eles existam (improbabilidade motiva a falta de crença, portanto, o ateísmo), e explico por que nos textos dos links abaixo.

– Três perguntas para descrer em Deus
http://bulevoador.haaan.com/2009/09/20/descrer-em-deus/

– Opiniões, mentes e peixes
http://bulevoador.haaan.com/2010/03/26/opinioes-mentes-e-peixes/

Grande abraço,
Eli Pergunte-me qualquer coisa.