23rd of September

Homeopatia sob ataque


Títulos acadêmicos em Homeopatia rotulados como não-científicos no Reino Unido

Seis universidades [britânicas] atualmente oferecem títulos de bacharelado em homeopatia, apesar do fato de os testes científicos de tratamento a revelarem nada mais que placebo. Muitas dessas universidades se recusaram a revelar detalhes de seus cursos quando contactadas pela Nature e, separadamente, por críticos da homeopatia.

Por Jim Giles

“Enquanto o debate ruge sobre se o Design Inteligente deve ser ensinado em aulas de ciência nos EUA, outro assunto que muitos pesquisadores vêem como pseudociência está reivindicando um status científico no sistema educacional britânico.

A medicina homeopática é um grande negócio, mas dá-la o status de ciência é controverso.
P. MACDIARMID/GETTY

Na última década, várias universidades britânicas começaram a oferecer títulos de bacharel em ciência (BSc) em medicina alternativa, incluindo seis que oferecem BSc em homeopatia, uma terapia em que o ingrediente ativo é diluído tanto que a dose dada ao paciente muitas vezes não contém uma única molécula do ingrediente.
Alguns cientistas se preocupam que tais cursos dêem à homeopatia e aos homeopatas uma credibilidade científica não merecida, e estão em campanha para remover o rótulo.

Muitos cientistas e defensores da medicina baseada em evidências sentem que dar status científico à homeopatia é injustificável. Além do fato de não haver mecanismo conhecido pelo qual esse tratamento possa funcionar, eles alegam que a evidência contra a homeopatia é conclusiva. Das muitas revisões sistemáticas rigorosas conduzidas na década passada, apenas um grupo produziu evidência, no máximo marginal, a favor da homeopatia, com os autores em cada caso afirmando que os dados eram fracos. Muitos revisores não encontraram efeitos, e um estudo proeminente sugerindo que a homeopatia funciona mesmo (L. Linde et al. Lancet 350, 834–843; 1997), o qual é freqüentemente citado pelos homeopatas, teve sua metodologia criticada extensivamente desde sua publicação.

Mas os homeopatas envolvidos nos cursos universitários – ao menos aqueles que falaram à Nature – alegam que ensinam princípios científicos aos estudantes, incluindo a análise crítica de evidências.

Descobrir exatamente o que é ensinado nesses cursos não é fácil. Ben Goldacre, um médico e jornalista londrino, crítico contumaz da homeopatia, diz que muitas universidades se recusaram a deixá-lo ver seus materiais acadêmicos. “Não posso imaginar o que estão ensinando,” diz. “Posso apenas imaginar que estão ensinando que é bom ‘catar-milho’ nas evidências. Isso é totalmente inaceitável.””

Para saber mais (sexto parágrafo adiante):

http://www.nature.com/nature/journal/v446/n7134/full/446352a.html

O buraco é muito mais embaixo do que a grande mídia quer mostrar.